Informações Externas - USOA

SiteLock
..::data e hora::.. 00:00:00
USOA - Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis
Go to content


SOLICITAÇÕES E INFORMAÇÕES
EXTERNAS
Pedido de Dissertação de Mestrado

Bom dia,


O meu nome é Catarina Teixeira, estou realizar o Mestrado em Psicologia Clinica na Universidade Lusíada de Lisboa, sob a orientação da Professora Doutora Túlia Cabrita.

Dessa forma, gostaria de saber se seria possível obter a vossa ajuda para uma investigação, decorrente da minha Dissertação de Mestrado sobre suporte social, saúde mental e sono. Mais especificamente como é que o isolamento social (que está a ocorrer nesta pandemia), pode influenciar pensamentos ruminativos (podem ocorrer nas perturbações de ansiedade e depressão) e perturbações do sono, após os 50 anos de idade.

Gostaria de lhe pedir se seria possível partilhar o link do meu questionário online com várias pessoas/ alunos que pertencem à vossa Universidade Senior? Quantas mais, melhor.

Dessa forma, nós (psicólogos) poderemos ajudar a população da melhor forma possível.


Obrigada pela atenção!



Atentamente,

Catarina Teixeira
20/01/2021
E-mail sobre:
Pedido de Colaboração para projeto de
Investigação da Escola Superior de Saúde do Porto


De: Diana Raquel Fernandes Leite <10190052@ess.ipp.pt>
Date: quarta, 5/05/2021 à(s) 15:58
Subject: Pedido de Colaboração para projeto de Investigação da Escola Superior de Saúde do Porto
To: usoazemeis@gmail.com <usoazemeis@gmail.com>


Exmo. Sr.,
O Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto encontra-se neste momento a realizar um projeto intitulado “Aging Blue: Estudo de associação entre a exposição a espaços azuis e a fragilidade na depressão na velhice” com o objetivo de estudar a associação entre proximidade, tipo e frequência de contacto com espaços azuis com fragilidade e depressão em idosos residentes na comunidade na Região Norte de Portugal.  
Tendo em conta o contexto atual, em que Portugal ocupa o quinto lugar nos países mais envelhecidos do mundo, a problemática da depressão e fragilidade na velhice, necessitam de investigação, pois juntas provocam maior dificuldade de recuperação e aumento de mortalidade, que resulta em implicações negativas para o idoso, família e sociedade, sendo fundamental a sua prevenção. O tema emergente dos espaços azuis como os espaços aquáticos superficiais, exteriores e naturais, como rios, lagos, lagoas, albufeiras, o mar e a praia, são recursos naturais abundantes no nosso país. A exposição a estes espaços poderá influenciar a saúde, pois tem benefícios para o bem-estar, para a saúde mental e física. Este estudo é importante para perceber como a exposição a espaços naturais pode contribuir para a prevenção e promoção da saúde, a manutenção da saúde da população idosa e subsequentemente minimizando o peso no sistema nacional de saúde.  
Neste sentido, solicito a colaboração da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, com o intuito de divulgar o presente estudo junto dos alunos da universidade que tenham mais de 65 anos, para que desta forma seja possível reunir voluntários disponíveis a colaborar no projeto. Importando referir que tendo em consideração a atual pandemia, será privilegiada a recolha de informação por telefone ou videochamada para garantir a segurança. Como tal, para as pessoas que aceitarem participar, realizarei a entrevista através do contacto que fornecerem.  
Todos os dados fornecidos mantêm a confidencialidade e o anonimato, sendo utilizados unicamente e exclusivamente para fins de conhecimento científico.
Com os melhores cumprimentos,
Diana Leite  
Para esclarecer qualquer questão acerca deste estudo, poderá contactar a investigadora através do contacto telefónico 915 929 097 ou email 10190052@ess.ipp.pt   
E-mail sobre:
Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro


De: Carlos Castro <carlos.castro@ceferreiradecastro.org>
Date: sexta, 7/05/2021 à(s) 19:59
Subject: Prémio IN/Ferreira de Castro
To:


Estimados, solicita-se a divulgação:
Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro
"Além de homenagear a figura incontornável e exemplar de Ferreira de Castro, o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro pretende reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas e estimular a participação de lusodescendentes e portugueses a residir no estrangeiro, prestando, assim, às comunidades portuguesas dispersas pelo mundo o justo reconhecimento pelas atividades que desenvolvem nos seus países de acolhimento."



Vídeo promocional: https://vimeo.com/530228308

O Regulamento do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro está disponível no
site da Imprensa Nacional e no Portal das Comunidades Portuguesas

Saudações castrianas,

Carlos Oliveira Castro
(Presidente da Direcção)  
Centro de Estudos Ferreira de Castro
Salgueiros  I  3720-189 OSSELA  I  PORTUGAL  I Tlf.: (00 351) 9 1898 1974
www.ceferreiradecastro.org / Siga-nos no Facebook, em Centro de Estudos Ferreira de Castro

Copyright @ 2015-2019 USOA - Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis
desenvolvido e atualizado por Docosta-Tech Informática
(Atualizações e Informações são da inteira responsabilidade da USOA)
Página atualizada em:
06/07/2021
Enviar para trás